Campanha de Conscientização

Julho Verde: campanha visa conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço

15 de julho de 2024

Última atualização: 15 de julho de 2024

2 min

Julho Verde: campanha visa conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço

O Julho Verde é uma campanha nacional dedicada à conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço que inclui tumores que afetam regiões, como a boca, garganta, laringe, nariz e seios da face.

A campanha visa informar a população sobre os fatores de risco, sintomas e a importância do diagnóstico precoce, bem como oferecer suporte aos pacientes e suas famílias. Este tipo de câncer é um dos mais incidentes no Brasil, afetando milhares de pessoas anualmente.

A prevenção é um dos pilares da campanha Julho Verde. Segundo a biomédica e professora da Faculdade Alis de Itabirito, Daiane de Oliveira, "a prevenção do câncer de cabeça e pescoço passa por evitar hábitos de risco, como o consumo de tabaco e álcool, e manter uma alimentação equilibrada. A higiene bucal adequada e a vacinação contra o HPV também são medidas essenciais."

Principais Sintomas

É crucial estar atento aos sintomas iniciais do câncer de cabeça e pescoço, que muitas vezes são negligenciados. Daiane de Oliveira destaca que "os sinais de alerta incluem feridas na boca que não cicatrizam, manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou amígdalas, rouquidão persistente, dificuldade para engolir, caroços no pescoço e perda de peso inexplicada. Caso algum desses sintomas persistam por mais de duas semanas, é fundamental procurar um médico."


Diagnóstico Precoce e Tratamento

O diagnóstico precoce é vital para o sucesso do tratamento. Daiane de Oliveira enfatiza que "quanto mais cedo o câncer é detectado, maiores são as chances de um tratamento eficaz e menos agressivo. A realização de exames periódicos e a consulta regular com um dentista ou otorrinolaringologista podem fazer a diferença na detecção precoce."


Juliana Pronunciati

Serra Dourada