Faça parte da área que lidera o mercado brasileiro
12 de novembro de 2024
Última atualização: 12 de novembro de 2024
3 min
A Estética: muito além da beleza
Você sabia que a Estética vai além do que enxergamos no espelho?
Na verdade, sua origem da palavra perpassa o conceito de beleza física. O termo é originária do grego “aisthésis”, que significa “sensação” — ou seja, tudo o que os nossos sentidos percebem! Para os gregos antigos, a Estética era uma maneira de desenvolver um tipo de conexão entre o indivíduo, a natureza e o convívio social.
Desde então, o termo passou a apresentar uma série de significados, especialmente ligado às áreas da Filosofia, que inicialmente via a Estética como uma ciência da arte e do belo. Aristóteles foi um dos primeiros a expandir essa visão, considerando a arte e o belo como uma única manifestação, promovendo a interdisciplinaridade da Estética ao relacioná-la com a poesia, a literatura, a música e ao teatro e até as percepções e formas. É incrível como esse campo, mesmo antigo, influencia diretamente as tendências de hoje.
Em 1902, Helena Rubinstein (nome artístico) revolucionou o mercado ao abrir o primeiro salão de beleza no mundo, em Melbourne. Ela desenvolveu fórmulas inovadoras e passou a comercializá-las. Seus produtos, que antes eram destinados majoritariamente às mulheres, passaram a abranger também o mercado masculino, pois passou a produzir uma linha de cosméticos exclusiva para os homens. Foi Helena quem trouxe os primeiros cosméticos ao Brasil, em 1932, solidificando a importância da Estética no país, onde seu legado vive até os dias de hoje por meio do Grupo L’Oréal.
Estética no Mercado em constante ascensão
Você sabia que o Brasil é a quarta maior potência mundial no mercado de beleza e cuidados pessoais?
De acordo com a revista Veja (2024) e o jornal O Globo (2024), o setor de estética brasileira alcançou o valor impressionante de US$ 127,1 bilhões. Essa evolução é impulsionada por avanços tecnológicos e pela crescente busca por procedimentos não invasivos. Hoje, os profissionais de Estética no Brasil, são referências em tratamentos, como a harmonização facial, preenchedores dérmicos e tratamentos à lazer.
Alis mais bela!
A Estética e a Educação: uma carreira de crescimento.
A indústria da Estética e Cosmética está em constante expansão, e os profissionais que se destacam são aqueles que buscam conhecimento contínuo. A Estética não é só técnica; é ciências, é entender de filosofia, medicina, química e até marketing! Essa formação ampla permite que o profissional ofereça um atendimento diferenciado, alinhado às mais recentes tendências do setor.
Para quem busca uma formação completa, o tecnólogo em Estética e Cosmética das Faculdades Serra Dourada/Alis é uma excelente escolha. Aqui, oferecemos uma abordagem ampla, com metodologias ativas, com disciplinas que vão desde as técnicas avançadas de tratamento até empreendedorismo, para aqueles que desejam autonomia na profissão. Além disso, a graduação permite que você tenha uma visão estratégica do Mercado, ideal para quem quer abrir o seu próprio negócio.
Você está pronto para transformar a sua carreira profissional e ingressar em uma das áreas que mais crescem no Brasil?
Te convido a fazer parte da próxima geração de profissionais da Estética e descobrir o impacto que você pode ter no bem-estar das pessoas!
Yasmin de Sousa
Serra Dourada