Mercado

Carreiras em Direito: oportunidades além da advocacia

19 de novembro de 2024

Última atualização: 19 de novembro de 2024

6 min

Carreiras em Direito: oportunidades além da advocacia

Desafios e barreiras marcaram o novo cenário pós-pandêmico causado pelo Covid-19, no Brasil. O Mercado de Trabalho e a economia passaram por grandes mudanças. A transformação afetou também as profissões (e profissionais) que precisaram se adaptar às novas formas de trabalho.

O curso de Direito continua sendo um dos mais procurados no Brasil, destacando-se pela sua relevância no Mercado e diversidade nas áreas de atuação. Com a crescente transformação digital e mudanças econômicas, as profissões jurídicas também estão evoluindo para atender às novas demandas da sociedade e do Mercado de Trabalho.

De acordo com o portal de notícias G1 (2022), a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) relatou que 75% dos graduados conseguem emprego até um ano após a conclusão do curso, e mais de 83% atuam diretamente em sua área de formação. Isso reflete o impacto positivo de uma formação sólida e a importância de profissionais qualificados para a construção de uma sociedade mais justa e organizada.

Já em 2023, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou um total de 43,6 milhões de pessoas no mercado formal e, ainda no mesmo ano, o Caged bateu outro marco: 100,2 milhões de trabalhadores com carteira de trabalho assinada. Um record histórico na geração de empregos formais que, até então, segundo a Abmes (2024), tinha ocorrido, de acordo com registros do Ministério do Trabalho e Emprego, apenas em 2002.

Empregabilidade e o Mercado de Trabalho

A empregabilidade proporciona estabilidade e segurança aos colaboradores. Para um setor, a empregabilidade depende de diversos fatores, dentre eles, a qualificação e as experiências profissionais, habilidades pessoais e sociais.

Além do ensino superior completo, outras competências influenciam a geração de empregabilidade e oportunidades de crescimento nas empresas são elas:
► capacidade de adaptação;

► pensamento crítico;

► visão estratégica;

► redes de relacionamento (network); e

► vontade de aprender.

A busca por desenvolvimento e aprimoramento das técnicas na área que deseja, ou já atua, é uma boa estratégia que demonstra valor para as corporações e para o crescimento pessoal e profissional do colaborador. A tecnologia está desempenhando um papel cada vez mais importante na evolução em diversas áreas do Mercado de Trabalho. O que exige profissionais mais atualizados, capazes de desenvolver tarefas com este recurso.

Em suma, a empregabilidade, assim como a formação acadêmica, influenciam diretamente na sociedade. Por isso, quanto maior o grau de escolaridade, maior a média salarial do trabalhador. E você não quer ficar de fora desta, não é mesmo?


Direito: uma tradição que se mantém atual

O Direito está enraizado na História humana, pois antecede a invenção da escrita. Desde a Antiguidade, ele tem sido um instrumento essencial para regulamentar as relações sociais e garantia de uma harmonia coletiva. A palavra Direito se origina do latim “directum” que significa “o que está conforme à regra”, um conjunto de regras obrigatórias que garante a convivência social, assim como regula a conduta do Homem na sociedade. Para Flávia Lages (2007, p.2), o Homem não existe sem o Direito e o Direito não existe sem o Homem.

No Brasil, os cursos jurídicos desempenham um papel importante na consolidação do crescimento do país. A proposta da criação de um curso jurídico iniciou em 1823, pelo deputado José Feliciano Fernandes Pinheiro (também conhecido pela alcunha de Visconde de São Leopoldo). Mas só depois de quatro anos, em 1827, que o imperador Dom Pedro I aprovou a criação das primeiras faculdades de Direito, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Desde o início, os cursos jurídicos exercem um papel importante na consolidação do crescimento do país.

Faculdade de Alis e o Direito

Como vimos anteriormente, cursos superiores proporcionam uma alta taxa de empregabilidade e, por consequência, estabilidade no Mercado de Trabalho. Na área jurídica não é diferente. Com duração de cinco anos, o bacharelado de Direito na Faculdade Alis, oferece uma formação que vai além do conhecimento teórico. Os estudantes aprendem disciplinas como Direito Penal, Constitucional, Trabalhista e Internacional, enquanto desenvolvem habilidades como argumentação, pensamento crítico e empatia.

Após a conclusão do curso e aprovação na OAB, as possibilidades de carreira são vastas, veja:

⚖️ Advocacia - representa os clientes em causas diversas.

⚖️Procuradoria - responsável por defender os interesses do município, do Estado ou da União. Ele participa de ações judiciais relacionadas às competências de uma prefeitura, governo estadual ou governo federal.

⚖️Promotor de Justiça - em como atribuição proteger os interesses da sociedade. Ele é responsável pela investigação de diversos crimes, como desvio de recursos públicos. Também atua para que os Direitos Humanos sejam plenamente exercidos pelos cidadãos.

⚖️Defensoria Público - o profissão tem como missão defender os que não apresentam condições financeiras de pagar por um advogado.

⚖️Juiz - pode atuar em nível estadual e federal, responsável por fazer a análise e o julgamento de processos que envolvem cidadãos, organizações e agentes públicos.

⚖️Desembargador - os desembargadores não entram por concurso público. Eles são escolhidos pelo governador ou presidente da República após o recebimento de uma lista de nomes formulada pela OAB ou pelo Ministério Público.

⚖️Delegado (Polícia Civil ou Polícia Federal)- para entrar, é preciso ser aprovado no concurso público. O delegado desempenha um papel fundamental na proteção dos direitos dos cidadãos e na promoção da segurança pública. Também exerce tarefas investigativas e administrativas.

E você?

Com uma grade curricular moderna, professores qualificados e estrutura completa, as Faculdades Alis preparam os alunos para os desafios do Mercado de Trabalho. Além das aulas teóricas, os estudantes têm acesso a práticas inovadoras que os capacitam para atuar como excelência e transformar vidas.

São cinco anos em um ambiente dinâmico, focado em formar profissionais capazes de enfrentar cenários com ética e competência.

Escolha o Direito da Alis. Escolha transformar!


Clique aqui para saber mais sobre o curso.


Yasmin de Sousa
Yasmin de Sousa

Serra Dourada