A estabilidade da Engenharia no Brasil
17 de julho de 2024
Última atualização: 17 de julho de 2024
6 min
A engenharia sempre esteve presente na história da humanidade, antes mesmo de ser conhecida com tal nomenclatura. Surgiu para atender às demandas básicas do ser humano, como segurança e bem-estar, influenciando diretamente na longevidade de vida e na conservação dos alimentos.
Grandes marcos da civilização, como a construção das pirâmides do Egito, o desenvolvimento de veículos automotivos, as rotas das grandes navegações, as plataformas de pedra da cultura maia e o pioneirismo na aviação, só foram possíveis graças à engenharia.
O Brasil e as conquistas na engenharia
Além da rica tradição de pesquisa científica e inovação, o Brasil também se destaca na engenharia, que contribuiu significativamente para o avanço dos estudos e do mercado nessa área.
-
Coração artificial
Em 1998, o engenheiro mecânico brasileiro Aron José Pazin de Andrade iniciou o desenvolvimento de um coração artificial indicado para pacientes à espera de um transplante. Conforme noticiado pelo portal Terra, o objetivo dos estudos não era substituir o coração natural, mas sim, auxiliar o órgão a bombear o fluxo sanguíneo, evitando que ele retornasse para o coração.
Uma das vantagens do modelo criado por Andrade, em comparação com os estrangeiros, é o motor localizado no corpo central do aparelho, feito de aço inoxidável e titânio. Esta configuração garante uma cirurgia mais simples e segura, reduzindo o consumo de energia e o custo do procedimento, graças a uma tecnologia inovadora.
-
85 anos do câmbio automático
O câmbio automático, uma revolução revolucionária da indústria automobilística, foi desenvolvido por dois engenheiros mecânicos brasileiros: José Braz Araripe e Fernando Lemos.
De acordo o portal de notícias G1, o programa AutoEsporte (2019) relatou que a tecnologia necessária para o câmbio automático já havia sido pensada por outros engenheiros, como os irmãos Sturtevant e o canadense Munro Alfred Horner. No entanto, suas execuções não tiveram o sucesso esperado. Diferente disso, Araripe e Lemos conseguiram transformar a teoria em prática de maneira eficaz.
Os brasileiros inovaram ao criar uma transmissão automática com fluído hidráulico, que proporcionava tanto potência quanto praticidade ao desenvolvimento do automóvel. Essa transmissão, semelhante às atuais, eliminava a necessidade do uso do pé esquerdo para acionar a embreagem, oferecendo uma experiência de condução mais confortável e eficiente.
Uma curiosidade interessante é que essa novidade foi adotada pela General Motors (GM) em 1932, destacando a importância e a influência da inovação brasileira na indústria automotiva global.
-
Urnas eleitorais
O Tribunal Superior Eleitoral relata que nos anos 1985 e 1986, o Brasil totalizava cerca de 70 milhões de eleitores. O que poderia abrir uma possível brecha no registro nacional de cadastro único. Daí, a necessidade da criação de um mecanismo que computasse os votos de forma mais assertiva, objetiva e automática.
A grande revolução no registro e contagem dos votos tornou-se realidade a partir de 1995, com a introdução das urnas eletrônicas espalhadas por todo o país.
Essas urnas foram projetadas especificamente para se adaptar à realidade brasileira, oferecendo várias vantagens: uma interface fácil de usar para os eleitores; uma cabine fechada que garantia a confidencialidade do voto; um dispositivo sem memória interna; e a possibilidade de o eleitor conferir visualmente, antes de confirmar, se o candidato escolhido correspondia ao número digitado no teclado.
Diversidade de atuação
Para você escolher qual a melhor jornada deve trilhar durante 5 anos, a Faculdade Alis apresenta uma diversidade na área da Engenharia, regulamentada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Mas, para exercer a profissão, precisa ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).
Olha só:
► Engenharia de Produção, focada na gestão e no controle da produção.
Possibilidades no mercado de trabalho
- Planejamento, Controle e Gestão de Projetos;
- Gestão de Produção;
- Controle de Qualidade;
- Desenvolvimento e Automatização de Processos;
- Consultorias em Gestão, em Qualidade e Produtividade.
► Engenharia Civil, focada na tomada de decisões e na preservação dos recursos naturais.
Possibilidades no mercado de trabalho
- Engenharia da Segurança do Trabalho;
- Construção civil;
- Estações de tratamento de água e esgoto;
- Infraestrutura e transporte;
- Estruturas e Fundações;
- Hidráulica e recursos hídricos.
► Engenharia Mecânica, focada no planejamento, projeção e desenvolvimento de sistemas mecânicos.
Possibilidades no mercado de trabalho
- Indústria Automotiva: manufatura e montagem de veículos, desenvolvimento e teste de veículos;
- Aeronáutica e Aeroespacial: projeto e manutenção aeronáutica;
- Indústria de Energia: energia renovável, plataformas de petróleo e refinarias e instalações de gás natural;
- Manufatura e Produção: automação em linhas de produção, incluindo robótica, sistemas de controle e processos de fabricação, para melhora de produtividade.
- Indústria Metalúrgica e Siderúrgica: pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, e supervisão e otimização de processos de fabricação de metais.
- Indústria de Equipamentos Médicos: desenvolvimento e manutenção de dispositivos/equipamentos médicos.
Saiba como alcançar seu sonho
Você percebeu que um ponto em comum dessas conquistas foi a ousadia em inovar, pensar em como a tecnologia pode ser uma aliada à necessidade do dia a dia que os engenheiros tiveram?
Seja um profissional inovador e aproveite o nosso modelo de ensino que utiliza a tecnologia como ferramenta nas atividades durante a jornada acadêmica.
Clique aqui para saber mais informações sobre o curso e seja um realizador!
Yasmin de Sousa
Serra Dourada