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Tendências em Gestão de 2024 para 2025

14 de agosto de 2024

Última atualização: 14 de agosto de 2024

6 min

Tendências em Gestão de 2024 para 2025

Desde a pandemia da Covid-19, o setor administrativo tem continuamente adaptado seus métodos para que os colaboradores não sintam tanto o impacto das mudanças no mercado.

Acompanhar as tendências do setor traz uma série de vantagens, como entender o perfil desejado do futuro colaborador em processos seletivos, reter e desenvolver talentos internos, antecipar e planejar ações, além de possibilitar a adoção de novas perspectivas.

Para implementar as tendências do mercado, é preciso entender o que aconteceu com os colaboradores no ano anterior, em 2023.

Segundo a Great Place To Work® - GPTW (2024), o ano de 2023 destacou a importância da saúde mental dos colaboradores. A pós-pandemia, o fim do isolamento social, incertezas e anseio do novo cenário de mercado são alguns dos fatores que, de certa forma, resultaram na atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho após 24 anos, pelo Ministério da Saúde do Brasil.


Cada empresa, independente da sua área de atuação, possui sua especificidade quanto aos processos internos e externos. Além de ficar de olho nas tendências do mercado, um bom profissional entende o que está ao alcance implementar na empresa ou não.

Mais uma coisa é certa: as empresas que priorizam o colaborador, são bem-vistas e desejadas. As tendências do setor para o ano de 2024, visam amenizar e otimizar, cada vez mais, o fluxo de trabalho e aumentar a eficiência operacional, podendo ser implementadas em 2025. Confira:

Principais tendências em 2024

  • Avanços no uso da I.A no recrutamento e seleção

Segundo a Gupy, o uso da Inteligência Artificial - IA tem se estendido também em recrutamento e seleção.

Atividades como: triagem de currículos; chatbots que marcam horários das entrevistas e respondem a perguntas mais frequentes; algumas IA conseguem analisar o comportamento do candidato durante a entrevista on-line; redução de viés que foca em dados mais objetivos, como a experiência e habilidades; otimização no anúncio de vagas; feedbacks personalizados; etc.

  • People Analytics

Sistema que coleta, processa e integra um grande volume de dados para auxiliar as empresas a entenderem melhor seus colaboradores. Entre as principais funções estão:

  • avaliar o desempenho das pessoas colaboradoras;
  • entender melhor o perfil dos profissionais contratados;
  • estabelecer padrões de comportamento; e
  • planejar ações direcionadas às características do capital humano.
  • Experiência ao profissional

Mais valorizado do que a remuneração e a estabilidade que ela proporciona, nesta mesma pesquisa, a Gupy diz que a nova geração busca no mercado de trabalho, uma experiência profissional que ofereça crescimento pessoal e profissional na área escolhida.

  • Gamificação

Geralmente aplicado pelo endomarketing, a gamificação também pode ser proposta pelo setor administrativo por meio de dinâmicas em grupo, jogos e atividades divertidas para as equipes.

Apresentada como uma das tendências do ano, a gamificação utiliza estratégias de relacionamento que estimulam os colaboradores, gerando um sentimento de empatia com os outros e pertencimento.

  • Experiência do colaborador

Por falar em experiência, desde a implementação do home office algumas empresas precisaram adaptar seu posicionamento e focar na experiência do colaborador, também conhecida por Employee Experience - EX.


Essa experiência visa criar uma “cultura organizacional agradável, produtiva e receptiva o suficiente para que os talentos do negócio não migrem para a concorrência” (Gupy)

Temas que tornaram tendência em 2024

Diferente de alguns métodos apresentados anteriormente, um tema aborda a necessidade macro que foi percebida desde o regresso de algumas atividades presenciais.

Os temas que se tornaram tendência em 2024 e poderão ser continuados em 2025, são:

  • Diversidade e inclusão

Um grande desafio para as empresas ainda é proporcionar ambientes que proporcionam acolhimento e desenvolvimento no dia a dia do trabalhador.


Ao promover rodas de conversa, trazer profissionais que abordam sobre a diversidade cultural e a importância da inclusão social alinhado a métodos que coloque esses dois pontos em ação, demanda um trabalho em equipe, incluindo os líderes de cada setor.

  • Environmental Social Governance - ESG

A ESG são estratégias que envolvem ações ambientais, sociais e de governança corporativa de uma empresa.

Investir em métodos sustentáveis não é algo novo, a novidade dá-se quando o projeto alinhar todas as camadas de forma conjunta.

  • Saúde mental

O trabalho ocupa uma grande parte do dia de uma pessoa e, por isso, o ambiente influencia muito. Tanto na produção de trabalho, como na fadiga mental do colaborador.

Ambientes com excesso de barulho, alta competitividade, conflitos constantes, poucas pausas (principalmente quem trabalha em frente ao computador, ou em pé) e até mesmo o excesso de cores no ambiente, podem causar podem ser fontes significativas de estresse e ansiedade.

  • Desenvolvimento de pessoas

A necessidade em desenvolver soft skills: termo usado por profissionais de Recursos Humanos para definir habilidades comportamentais sociocomportamentais.

Para criar um ambiente de trabalho mais produtivo, é necessário promover relações interpessoais saudáveis e um clima organizacional positivo.

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Yasmin de Sousa
Yasmin de Sousa

Serra Dourada