Como a monitoria amplia a formação acadêmica?
3 de setembro de 2025
Última atualização: 3 de setembro de 2025
3 min

Criada em 1968, a monitoria é uma das formas mais tradicionais de ensino-aprendizagem em cursos de graduação e hoje vamos explicar mais sobre esse processo.
O que é monitoria?
A monitoria é um programa acadêmico que oferece ao estudante a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em determinada disciplina, ao mesmo tempo em que contribui para o aprendizado de seus colegas.
Na prática, o monitor atua como mediador entre o professor e o aluno. Ele é responsável por diversas atividades ligadas ao ensino, que podem variar entre:
- auxílio a colegas com dificuldades;
- reforço da aprendizagem por meio de explicações e exercícios;
- aulas didáticas e momentos para tirar dúvidas;
- organização de grupos de estudo;
- envio de materiais didáticos do conteúdo em estudo;
- colaboração em atividades práticas ou laboratoriais.
Por que ela é relevante em uma graduação?
A monitoria se destaca principalmente pela oportunidade que oferece ao estudante de experimentar a docência, o que pode direcionar seu foco para o âmbito acadêmico, incentivando o estudo avançado, como a realização de uma pós-graduação, mestrado ou até mesmo um doutorado, a possibilidade de lecionar no futuro ou o interesse pela pesquisa acadêmica.
Mas para além do seu papel significativo na construção de uma carreira docente, a monitoria tem o objetivo de aprimorar a formação acadêmica do aluno, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências relevantes ao mercado de trabalho atual. Entre elas, destacam-se: liderança, comunicação, responsabilidade, paciência, didática, organização e síntese de ideias, afinal, os monitores aprendem a comunicar ideias complexas de maneira clara e eficaz.
Ela também possibilita a conexão com professores e coordenadores do curso, que pode proporcionar uma visão privilegiada do campo de estudo e possibilitar a criação de um relacionamento que pode abrir portas no futuro.
E, por último, a monitoria agrega bastante valor ao currículo estudantil e contribui com horas complementares para a graduação.
Qual a sua duração?
Em geral, a duração de uma monitoria pode variar entre 6 meses (um semestre letivo) a 1 ano, a depender do desempenho do monitor e critérios da própria faculdade.
Já a dedicação semanal requisitada em uma monitoria normalmente varia entre 4 e 12 horas, podendo chegar até 20 horas semanais em alguns casos.
Conclusão:
A monitoria representa uma oportunidade única de revisar e aprofundar o seu conhecimento em uma determinada disciplina. É através do ensino a outros estudantes e sob orientação de um professor qualificado que o aluno obtém a oportunidade de vivenciar o conteúdo sobre outra perspectiva e reforçar a sua compreensão sobre o tema.
Portanto, se você se interessou sobre o programa e acredita que esse processo faz sentido para você, te convidamos a se inscrever no edital da Faculdade Alis e vivenciar essa experiência. Mais do que uma atividade acadêmica, a monitoria é um caminho para crescer pessoalmente, fortalecer sua trajetória profissional e deixar uma marca positiva na vida dos colegas.
