Mercado

Qual profissão escolher? 4 Dicas para acertar na escolha

24 de setembro de 2023

Última atualização: 26 de janeiro de 2024

3 min

Qual profissão escolher? 4 Dicas para acertar na escolha

O peso de escolher uma profissão que você deverá seguir é muito grande e desafiador. É muito normal ficar confuso e indeciso, afinal, temos afinidade com inúmeras coisas e temas. Seja aluno do ensino médio ou com vontade de trocar de área, é preciso ter calma e passar por um processo de autoconhecimento para tomar essa decisão.

É possível fazer escolhas mais seguras em relação à futura profissão, por isso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar na escolha da melhor profissão. Siga os nossos passos, pense bem e boa sorte:

1) Conheça seus gostos

Você com certeza já deve ter ouvido o ditado: “Faça aquilo que você ama, o resto simplesmente acontece”, é a pura verdade. Você deve se conhecer, saber tudo que você gosta de fazer, suas aptidões e talentos que julga ser bom. Pense que uma profissão é algo que deverá realizar as mesmas tarefas todos os dias. Separe um tempo para si mesmo para pensar sobre seus pontos fortes e seus principais talentos.

Se você gosta de ler e escrever, tocar um instrumento, cozinhar ou mexer com beleza, são exemplos de gostos que podem levar a carreiras como jornalismo, música, gastronomia e estética. Fazer o que você ama está diretamente ligado a uma profissão gratificante.

E não se apegue às profissões mais conhecidas como Advocacia, Medicina ou Engenharia. Entenda que cada um tem seu talento e aptidões, cada indivíduo deverá seguir aquilo que ele mais gosta e não o que a família ou sociedade acha.

2) Informe-se sobre as profissões e carreiras

Anotou todos os seus gostos e talentos, é hora de procurar sobre as profissões. Procure saber o que aquele profissional faz no seu dia a dia, quais as possíveis áreas de atuação, como está o mercado, qual é a remuneração, como é o curso, etc. Apenas pesquisando sobre aquela área você pode eliminar qualquer mito e dúvidas.

Uma ótima opção para você conhecer mais sobre os cursos de graduação é a Feira de Profissões. São momentos que as faculdades abrem suas portas para alunos do Ensino Médio e público em geral conhecerem sua estrutura, portfólio e conversarem com os alunos dos cursos. Caso você seja aluno de Lorena e região, pode conferir quando será a abertura para a próxima visita, todas as informações de contato estão em nosso site.

3) Realize um teste vocacional

Quando se tem afinidades com português e matemática, o leque de profissões é muito grande, mas é necessário entender que uma profissão envolve muito mais que habilidades técnicas, existem as socioemocionais também. Por isso, um teste vocacional pode te auxiliar a identificar as áreas em que você pode trabalhar no futuro.

Com informações mais detalhadas sobre as suas habilidades, fica mais fácil avaliar as opções mais adequadas para você se destacar no mercado de trabalho. Não tenha medo de pedir auxílio para decidir sobre a carreira em que investirá. Você pode encontrar na internet vários testes gratuitos para você testar suas afinidades.

4) Pesquise as melhores faculdades perto de você

Mesmo não tendo decidido o curso que deseja realizar, pesquise as faculdades mais perto de você, conheça mais sobre os cursos que ela oferta e tente conversar com alunos que estudam na instituição. Se você mora em Lorena e região, já deve ter ouvido falar da Faculdade Serra Dourada. Uma instituição referência em ensino moderno, metodologia focada em oferecer práticas aos nossos alunos e alunas e uma estrutura moderna. Quer continuar acompanhando conteúdos sobre os cursos e profissões? Acompanhe o nosso blog


Giovanna Guimarães

Serra Dourada

Receba todas as novidades em seu e-mail!

Ao clicar no botão, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações.

abstract
Newsletter