Carreira

Explorando o Futuro do Manejo da Dor na Fisioterapia

20 de março de 2024

Última atualização: 20 de março de 2024

2 min

Explorando o Futuro do Manejo da Dor na Fisioterapia

Em um mundo onde a dor crônica afeta uma parcela significativa da população global, entender e lidar com essa condição tornou-se uma prioridade crucial na prática da fisioterapia. Recentemente, tivemos o privilégio de entrevistar o renomado fisioterapeuta e palestrante da Aula Inaugural deste semestre na Faculdade Alis, Professor Gustavo Ferraz Cardoso, para discutir o tema "O Futuro do Manejo da Dor na Fisioterapia".

Ao longo da conversa, o Prof. Gustavo compartilhou insights valiosos sobre os desafios enfrentados pelos profissionais de fisioterapia diante das evoluções no entendimento e manejo da dor. Ele ressaltou a importância de acompanhar os avanços recentes, especialmente após o reconhecimento oficial da dor crônica como uma doença no CID-11, em 2019.

De acordo com o Prof. Gustavo, a chave para se preparar para essa nova abordagem da dor reside na atualização constante, na compreensão das intervenções multidimensionais e na colaboração interdisciplinar. "Os profissionais precisam não apenas dominar os aspectos técnicos e científicos, mas também desenvolver habilidades interpessoais para trabalhar em equipe e proporcionar um cuidado abrangente e empático aos pacientes", explica.

Além disso, o papel da educação na formação desses profissionais é fundamental. O Prof. Gustavo enfatizou a importância de incluir no currículo acadêmico das faculdades de fisioterapia as competências relacionadas ao manejo da dor, promovendo debates e atualizações constantes para acompanhar o ritmo das mudanças na área da saúde.

Ao encerrar a entrevista, expressamos nossa gratidão ao Professor Gustavo Ferraz Cardoso por compartilhar suas reflexões e conhecimentos conosco. Sua contribuição certamente deixará uma marca positiva na formação dos futuros fisioterapeutas, preparando-os para enfrentar os desafios e oportunidades que o futuro do manejo da dor na fisioterapia reserva.


Isabela Carvalho

Serra Dourada

Receba todas as novidades em seu e-mail!

Ao clicar no botão, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações.

abstract
Newsletter