Educação

Dicas para melhorar o seu estudo: Técnica Pomodoro

24 de setembro de 2023

Última atualização: 26 de janeiro de 2024

2 min

Dicas para melhorar o seu estudo: Técnica Pomodoro

Para quem estuda e trabalha, ter um bom gerenciamento de tempo e tarefas é essencial para que possamos ter um dia organizado e que cumpra todas as obrigações. Por isso, conhecer técnicas de estudo e planejamento pode ser uma boa estratégia para quem deseja ter sucesso na sua rotina. Hoje, vamos te apresentar a Técnica Pomodoro, ela promete ajudar quem tem dificuldade em terminar as suas tarefas no prazo e garante o fim do ciclo vicioso para aumentar a produtividade. Trata-se de uma ferramenta simples e eficaz para que você gerencie o seu tempo.

Como funciona?

A técnica, aliás, foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade.

O método funciona de forma cíclica, focado em produzir o máximo possível em curtos períodos. No caso, você trabalha em período de 25 minutos, deixando qualquer distração de lado. Depois, é momento de relaxar um pouco durante 5 minutos. E assim, segue o ciclo.

A técnica pode ser utilizada por estudantes, profissionais, vestibulandos, concurseiros, entre outros, que, no momento, estão tendo baixa concentração e produtividade por cansaço ou por outros fatores que os fazem estar com a mente dispersa. Você só precisa de 3 itens:

  • Timer ou cronômetro para fazer contagem regressiva
  • Uma lista de tarefas (“to-do-list”)
  • Lápis e borracha

Ciclo

Escreva em um papel uma lista de temas de estudo

Cronometre seu relógio para 25 minutos

Foque em um dos temas durante esse período e sem interrupções.

Faça uma pausa de 5 minutos e repita tudo mais 3 vezes (25 minutos de atividade e mais 5 de pausa)

A cada quatro “pomodoros”, aumente a pausa para 15-30 minutos.

Comece tudo novamente.

A ideia do Pomodoro é evitar a perda de foco nas tarefas, já que essas pausas ajudam a estimular o cérebro e relaxar a mente. Nos tempos atuais é ainda mais complicado uma pessoa ficar durante horas concentrado.

Não se apegue a técnica, ela é simples, mas pode não funcionar para todo mundo. Teste várias e várias vezes, mudando o tempo de descanso ou produtividade, de acordo com as suas facilidades.


Giovanna Guimarães

Serra Dourada

Receba todas as novidades em seu e-mail!

Ao clicar no botão, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações.

abstract
Newsletter